quinta-feira, 4 de março de 2010

O Fim do mundo e as religiões ; Cristianismo Ortodoxo

Cristianismo Ortodoxo

A doutrina do cristianismo sofreu variações pelo tempo. Desde os tempos do Antigo Testamento, que o povo judeu ouvia dos profetas que haveria , em um futuro, ou um fim de todos os males, em que Deus castigaria os injustos. já no Novo Testamento, Jesus mesmo faz menção deste tempo (kairoi). Ou seja, haveria um (eschaton-kairos)..

Diferenças na interpretação, tem se dividido entre os evangélicos estudiosos. Isto se deu bem no tempo de Jesus Mt 16.1-4, de Paulo At 17.17,18. Segundo Bultmann, Jesus esteve de acordo com os escribas de seu tempo, em observar a lei. Mt 19.16-22.

Desde o primero século dominou-se entre os apóstolos o desejo de entender o antigo testamento. Contudo o método alegórico eram praticados pelos pais da igreja. Passando por Clemente de Alexandria, Orígenes e São Agostinho.

Já na escola de Antioquia, havia grupos que tentaram evitar o letrismo e a alegoria que havia em Alexandria.

No seculo XII, sugiu Nicolau de Lyra que trouxe um significado importante do literal. Foi desta obra que Lutero se abrilhentou, e mutios creem que foi esta obra que influenciou-o a reforma (século XVI). Dai surgiu Calvino, e com ele surgiu grandes principios para a interpretação moderna. Foi dentro desta epoca que surgiram várias escolas especializadas em “escatologia”, cada uma com suas interpretações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário